domingo, 28 de novembro de 2010

Camacã

Reuni estas imagens ano passado, 2009, enquanto fazia uma pesquisa referente à disciplina Patrimônio Histórico e Educação, do curso de História que faço aqui na FTC UP Camacan.
E, agora, posso compartilhá-las com vocês.

Esta primeira imagem é uma imagem tirada por um satélite e publicada por um serviço muito legal da gigante google - o google maps. Ela mostra toda a área urbana da nossa cidade, a sede do nosso município.

Já esta imagem aqui é uma fotografia aérea, a mesma que pode ser encontrada lá na recepção da prefeitura, é uma foto da foto.


Esta aqui mostra as torres de telecomunicações instaladas no alto da Serra Bonita, crédito para o Tiago Paim que é o feliz proprietário desta foto e da foto logo a seguir.


Consegue ver Camacan no plano de fundo desta imagem? Belíssima vista!

Camacan vista do pico da Serra Bonita à noite.


Estas aqui dispensam comentários, é a barragem de Camacan (a primeira imagem tirada por um satélite). Sabiam que além do abastecimento de água ela já foi utilizada num projeto de geração de energia elétrica para nossa cidade? Olha só o gerador aí.

Este gerador está instalado numa das casas que compõem a estação de tratamento de água da EMBASA, bem próxima à barragem.

Reconheceu a Câmara de Vereadores não foi? Mas em 1979 o prédio abrigada o escritório do ICB (Instituto de Cacau da Bahia), criado em 1931 para tentar minimizar os problemas agronômicos e financeiros que afetavam as lavouras, muito em função da crise internacional que se estabeleceu após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. 

 
 O prédio que hoje abriga a Prefeitura Municipal, em 1979 abriga o escritório da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira).  

Esta imagem mostra o Distrito de Jacarecy, há 19 km da sede do nosso município.

Nesta aqui você vê o Distrito de São João do Panelinha


E, por fim, Leoventura

Camacan em números



Esse post ainda está em construção, devo desenvolvê-lo ainda mais. Resolvi postar essas imagens até para que vocês fossem acompanhando tudo isso.
Mais sobre Camacan leia na Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Camacan - página criada pelo professor Renato Zumaeta, aqui de Camacan, é possível que você o conheça.

D I C A - Faço o download do Google Earth (versão 5 http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm ou a versão 6, ainda não é a versão final http://www.baixaki.com.br/download/google-earth-6.htm) é um excelente programa que reúne imagens via satélite do globo terrestre. Vale a pena ter no seu computador.
Forte abraço.

3 comentários:

blog do Johnny disse...

Parabéns,Thiago.O trabalho feito que mosta imagens aéreas de Camacan, São João do Pasnelinha e Leoventura.Estou distante da minha terra há 30 anos.Tenho acompanhado o desenvolvimento da região pela internet.

Esron Nô disse...

Caro Johnny, agradeço sua visita e fico feliz pelo seu comentário. Entretanto, o Thiago é o autor de algumas fotos postadas. O autor do post sou eu, isso é apenas uma observação. É muito difícil encontrar material sobre a nossa cidade por que não há uma preocupação em preservar a nossa memória, o que temos é garimpado aqui e ali. Forte abraço.

Unknown disse...

Muito linda nossa Camacan