sexta-feira, 26 de novembro de 2010

15 Curiosidades sobre a China

 

         Esta unidade escolar despertou os alunos do 8º Ano (7ª Série) para voltarem seus olhares para o "Dragão", isso mesmo, para o "Dragão". Não se assuste, é assim que a China é chamada em função do seu incrível crescimento econômico desde o fim dos anos 1980. Então, resolvi ir à caça e trago aqui para o blog um mundo de fatos curiosos sobre a China.
           Vamos lá!
 


01 Diante do controle de natalidade imposto pelo governo, cada casal pode ter somente um filho, o que gerou uma geração com aproximadamente 90 milhões de chineses sem irmãos.

02 Quanto ao sexo, nascem 119 meninos para 100 meninas.

03 Estimativas revelam que no ano de 2020 pelo menos 30 milhões de homens ficarão solteiros.

04 Cerca de 45% das chinesas afirmam que valorizam a carreira profissional e não trocam por um casamento.

05 A cada dez famílias chinesas pelo menos três possui um dos avós vivendo junto.

06 Outra medida de controle de natalidade é em relação ao número de animais de estimação, cada família pode possuir somente um cachorro e outros animais que não ultrapassem 35 centímetros de altura.

07 O número de internautas na China já superou a marca dos 220 milhões de usuários.

08 O total do número de celulares na China aumentou de 87 milhões (em 2000) para 432 milhões atualmente.

09 Se você morasse na China neste momento estaria dividindo o cômodo que ocupa em sua casa com mais 7 pessoas.

10 Com quase 3.000 km de extensão, a Muralha da China, única obra feita pelo homem que pode ser vista do espaço, começou a ser construída em 200 a.C. e completa atualmente 2200 anos de vida. Sua construção envolveu mais de um milhão de pessoas, muitas das quais morreram ali mesmo.
Sua imponência começa pelo aspecto visual e termina na prática, pois em alguns trechos de suas descomunais escadarias, o visitante só consegue subir os degraus de quatro, com as mãos no chão.

11 Li ou Lee (forma inglesa) é o sobrenome mais comum do mundo. Só na China existem 87 milhões deles.

12 No campo, enquanto os chineses passavam fome, no interior do governo os membros do partido gozavam de inúmeros privilégios, sempre protegidos por um forte esquema de segurança. Vem daí a malfadada tradição chinesa de burocracia, opressão e hábitos alimentares, digamos, no mínimo estranhos. De cachorros inteiros a patas de camelos (as de ursos foram proibidas), os chineses comem tudo o que tenha quatro pernas e não seja mesa, e que voe e não seja avião. Uma trágica herança dos tempos em que simplesmente não havia o que comer. Seus mercados de rua são verdadeiras feiras de horrores para os estômagos mais sensíveis. Mesmo assim, comer, seja lá o que for, tem um significado todo especial para eles. A tal ponto que a típica saudação de bom dia em mandarim significa, literalmente, uma pergunta: "Você já comeu hoje?".

13 Cobras, ervas, ratos, morcegos. Tudo cura na milenar medicina chinesa. Lagartos ressecados por exemplo, são bons para tosse comprida, pedra nos rins e até mesmo impotência.

14 A China sozinha, executa mais condenados que a soma dos 63 países que adotam a pena de morte.

15
Após décadas do mais puro regime comunista, os chineses ignoram o que é privacidade. Bisbilhotar e tomar conta da vida alheia é quase obrigação, sendo muito comum xeretar conversa alheia ou olhar o cartão de ponto do colega para denunciar atrasos.

Bônus
O QILIN (espécie de unicórnio), o DRAGÃO, a FÊNIX e a TARTARUGA são conhecidos como os quatro animais fabulosos.

Assista, agora, a uma matéria exibida no Primeiro Jornal da Band, abordando as possíveis mudanças na Lei do Filho Único.


O vídeo a seguir traz belíssimas imagens deste país fantástico.

Gostou? Sabe de alguma curiosidade? Então posta no seu comentário.
Um abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário: