domingo, 12 de dezembro de 2010

Você ainda acredita em Papai Noel?

A lenda do Papai Noel ainda é cercada de muito mistério e, por que não dizer, de magia. A cada  geração, sempre no mês de dezembro, a lenda do Santa Clauss se renova e ganha ainda mais realidade, quando os povos cristãos do mundo celebram o nascimento de Jesus Cristo. 
Claro que hoje as crianças deixam de acreditar em colhinho da Páscoa, fada do dente ou no próprio Papai Noel cada vez mais cedo. Poderiamos aqui levantar várias hipóteses para tentar interpretar tal fato, mas este não é o objetivo deste post. Vamos tratar aqui do Natal, do Papai Noel e, claro, dos temas ligados à nossa querida Geografia.
O que você vai ler aqui é o resultado de uma pesquisa por diversos sites da internet na tentativa de unir esta história que fascina bilhões de pessoas no mundo todo e associá-la à Geografia. 

Papai Noel e a população mundial

Existem aproximadamente seis bilhões de pessoas no mundo todo, mas, apenas dois bilhões são  crianças, ou seja, estão entre 0 e 19 anos. Porém, como Papai Noel não visita crianças das religiões muçulmana, Hindu, Judaica e Budista, isso reduz o trabalho na noite de Natal para 15 % do total, ou 378 milhões de pessoas. A uma taxa média de 3,5 crianças por lar, tem-se um total de 108 milhões de lares, considerando que haja pelo menos uma criança boazinha em cada lar.



Os fusos horários  jogam a favor do bom velhinho

Ele tem cerca de 31 horas de Natal para trabalhar, graças à diferença de fuso-horário e à rotação da Terra (a Terra gira no sentido anti-horário, ou seja de oeste para leste), para fazer um uso eficiente dos fusos horários ele teria que viajar no sentido contrário ao da rotação da Terra, ou seja, de leste para oeste (o que parece lógico), ele assim ganharia 4 min a cada 1° percorrido com o seu trenó.
Ainda assim seria pouco tempo diante das 967,7 visitas por segundo, e significa que, para cada casa cristã com uma criança boazinha, Papai Noel tem cerca de 1/1000 segundo para estacionar o trenó, saltar, pular na chaminé, encher as meias, distribuir os presentes restantes sob a árvore, comer algum lanche que tenha sido deixado para ele, subir de volta pela chaminé, entrar no trenó e ir até a próxima casa. Considerando que cada uma das 108 milhões de paradas esteja distribuída uniformemente pelo mundo (o que, naturalmente, sabemos ser falso, mas será aceito para fins de cálculo), estamos falando agora de aproximadamente 1,25km por casa – uma viagem total de 121,5 milhões de km, sem contar idas ao banheiro e descansos. Isso significa que o trenó do Papai Noel move-se a uma velocidade de 1.046 km/s – 3.000 vezes a velocidade do som. Para fins de comparação, o veículo mais veloz já construído pelo homem, a sonda espacial Ulisses, move-se a acanhados 44,1 km/s, e uma rena normal pode correr a 24 km/h (no máximo).


Em que país mora o Papai Noel?

O Papai Noel mora na Lapônia. A Lapônia (Lapónia, Sápmi, Samilândia ou Saamilândia) é uma região no norte da Escandinávia, abrangendo território de quatro países: Noruega, Suécia, Finlândia e Federação Russa (Península de Kola) e que corresponde à região onde habitam os lapões, ou Sami.

deu sono. continua...





Nenhum comentário: